quinta-feira, 7 de março de 2013

FILHOS DO ABANDONO

        Quando me olha na rua
Em frangalhos, quase nua,
Esqueléticas, franzinas...
Com medo atravessa a praça  
         Julgando-nos uma ameaça. 
         Segura o ar nas narinas

Sei que é forte o meu cheiro,
Odor de cola e chiqueiro.
Nem vê que na minha idade,
A droga mascara a fome.
Você sabe o meu nome?
-Lixo da sociedade. 

Você não sabe o que é ter,
Por banheiro areia e mar
Por cama o duro chão,
Por edredom papelão
Comer migalhas de pão,
Para a fome mascarar. 

Alguma vez se tocou,
Que ao nascer encontrou.
Carinho, afeto, atenção.
Travesseiros bem macios,
Mantas aquecidas pro frio
Mesa farta e educação?

Filhos bem alimentados,
Brinquedos só importados,
Ricas e grandes escolas!
Não sei escrever meu nome
E para matar a fome
Cato o lixo e peço esmolas 

Você não sabe o que é ter... 

Você sabe o que é olhar,
Pras mesas ricas de um bar,
Enquanto a fome rodeia?
Em vez do rico ladrão
Por um pedaço de pão,
Pego FEBEM ou cadeia?

Já parou para pensar
Se por ironia ou azar
Por sorte ou desatino.
Eu nascesse no conforto,
Você na lama com esgoto
Só por troca do destino? 

Você não sabe o que é ter... 

Pra conhecer o meu drama
Porque ninguém sobe a lama
Sentir na pele o horror:
De um desumano chiqueiro
Respirar o forte cheiro
De lama, lixo e suor ?!

A chuva molhando o chão
Barraco de papelão
Nada tendo pra comer?
Sou obrigado a pedir
A minha escola é mentir 
Meu livro – SOBREVIVER.
      Jailda Galvão Aires 07/03/2013


5 comentários:

ANTONIO AIRES disse...

JAILDA, um poema da melhor preciosidade, retrata a situação dos miseráveis por esse mundo afora, quanta sensibilidade na narração dessa realidade nua e crua, que muitos sabem existir, mas fingem não ver.

Anônimo disse...

ANTONIO AIRES disse...

JAILDA, um poema da melhor preciosidade, retrata a situação dos miseráveis por esse mundo afora, quanta sensibilidade na narração dessa realidade nua e crua, que muitos sabem existir, mas fingem não ver.

11 de março de 2013 11:36

Anônimo disse...

ANTONIO AIRES disse...

JAILDA, um poema da melhor preciosidade, retrata a situação dos miseráveis por esse mundo afora, quanta sensibilidade na narração dessa realidade nua e crua, que muitos sabem existir, mas fingem não ver.

11 de março de 2013 11:36

Anônimo disse...

ANTONIO AIRES disse...

JAILDA, um poema da melhor preciosidade, retrata a situação dos miseráveis por esse mundo afora, quanta sensibilidade na narração dessa realidade nua e crua, que muitos sabem existir, mas fingem não ver.

11 de março de 2013 11:36

Anônimo disse...

Anônimo ANTONIO AIRES disse...

JAILDA, um poema da melhor preciosidade, retrata a situação dos miseráveis por esse mundo afora, quanta sensibilidade na narração dessa realidade nua e crua, que muitos sabem existir, mas fingem não ver.

11 de março de 2013 11:36