segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CONVERSANDO COM DRUMMOND







-Fala meu mestre Drummond: 
-“Mundo mundo vasto mundo,
Se eu me chamasse Raimundo
Seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.” Drummond 

-Vida vida longa vida
Sendo meu nome Jailda
Sou pobre rima sem nenhuma solução.
Vida vida longa vida,
Minha vida é uma equação 

Carlos Drummond, meu poeta,
O nome não faz o homem
E nem tampouco a mulher
Se eu me chamasse Tereza
Não saciaria a tristeza
Dos que não sabem viver 

Se te chamasse Trindade
-A cruel desigualdade,
Que mina o nosso Brasil,
Não podias fazer nada
Pela nossa pátria amada
Gerida por um covil

Se eu me chamasse Celeste
Não mudaria o nordeste
A grande “Indústria da Fome.”
Onde o dinheiro é roubado
O recurso desviado
Para eleger mais um nome  

Se te chamasses Eugênio
Serias o que foste - um gênio
Das letras e do saber.
Num país pobre de escola
Ser sábio não te consola
Ao ver um povo sofrer.


Fosse o teu nome Eugênio
Serias o que foste - um gênio
Na expressão do saber.
Num país de corriolas

Não construirias escolas
Querer nem sempre é “poder”? 


Se eu me chamasse Clarissa
Não mudaria a justiça
E nem a Constituição
Só tem cobra e lagarto
Farinha do mesmo "parto"
Chamada corrupção. 

Por isso meu velho amigo,
Bebe este trago  comigo
Desce num lindo corcel
Traz um punhado de versos
Enriquece o universo!
Voltas depois para o céu
    Jailda Galvão Aires - em 29/09/2013
            

4 comentários:

Leonardo Galvão Aires disse...

Minha linda Mãezinha, pena que não és só minha, pois tenho que dividi-la com dois irmãos e uma bela irmãnzinha.
Contigo aprenemos a viver, unidos em prol do saber e somos felizes assim.
Como ao seu lado a nossa infância foi Bela, e como esse poema expressa, nasceram os zangões e a sua abelhinha: Leleo, Juninho, André e Gracielinha para compor sua colmeia.
No próximo Fim de semana, queremos ver TV na sua cama, lembrar dos tempos de criança no Mirante de Copacabana...rsrsrs

Beijos do seu Leleo pa minha "Mumãe", "Hô Mumãe"...rsrsrs

Somos a BIMBO RIO, A melhor equipe BIMBO do Brasil ! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vaninha disse...

Jai,
Sua poesia está linda, porém incompleta, gostaria que fosse incluído este verso:
"Vida, vida, longa vida, Jailda rima com Vida, sinonímia do amor; no seu imenso coração não cabe a palavra dor."
Beijos
Vaninha

Unknown disse...

Que lindo poema, mãe! Parabéns